Saúde

Saiba que cuidado tomar ao arrancar o dentinho da criança? Dentista responde

Tanto os pais de primeira viagem quanto os já experientes na aventura de criar filhos têm suas dúvidas quando o assunto é a higiene bucal dos filhos muito pequenos enquanto ainda bebês ou daqueles que estão trocando os dentinhosde leite pelos permanentes. Como fazer? Qual a maneira correta de extrair esses dentes?

Atenção especial na troca de dentes

Para esclarecer como os pais devem estar atentos à saúde bucal dos filhos pequenos, a odontopediatra Alessandra Souza ensina como agir diante da queda iminente de um dente de leite e recomenda alguns cuidados especiais.

Segundo ela, os dentinhos estão caindo cada vez mais cedo. “Antigamente, com sete anos as primeiras janelinhas apareciam. Já hoje, com cerca de cinco anos, as crianças já perdem os primeiros dentes”, revela. A especialista recomenda aos pais ficarem de olho para que a criança não fique levando a mão suja à boca, na tentativa de amolecer o dente.

A dentista afirma que os adultos podem remover o dentinho somente quando ele estiver completamente solto, para evitar uma possível fratura da raiz. Alessandra também indica o acompanhamento do odontopediatra, para que possa verificar se existe espaço suficiente para a nova arcada dentária. Além disso, nesta fase, a dentista orienta a retirada de vez da chupeta e mamadeira, que podem prejudicar o posicionamento dos novos dentes.

Deixe um comentário

X