Mulher

Parar o anticoncepcional para engravidar: médico diz como e quando suspender o uso

Para muitos casais, a gravidez é um momento que deve ser planejado e parte importante deste processo é a suspensão do uso de métodos contraceptivos, entre eles, a pílula. Mas, de que maneira isso deve ser feito? Quanto tempo depois de parar de usar anticoncepcional a mulher pode engravidar?

Quanto tempo depois de parar o anticoncepcional posso engravidar?

Na teoria, é possível engravidar logo no primeiro mês após parar o anticoncepcional. No entanto, o corpo pode demorar um pouco para entender que não está mais recebendo hormônios sintéticos.

Anticoncepcional diminui a fertilidade?

fertilidade periodo fertil pilula sapatinho 1.16.1400x800

O primeiro deles, de acordo com o médico, é a sensação de segurança. Isto porque, ao usar algum método contraceptivo medicamentoso, casais tendem a ter menor rigorosidade no uso da camisinha e isso aumenta o contato com doenças infecciosas que afetam a fertilidade, como a clamídia e a gonorreia.

Além disso, tendência dos novos arranjos sociais, as mulheres têm esperado mais tempo para engravidar. Muitas, por exemplo, só suspendem o uso da pílula depois dos 35 anos, idade em que, se comparada a períodos anteriores, a fertilidade feminina é naturalmente menor. Ou seja, a mulher pode até levar mais tempo para engravidar, mas não por causa da pílula e, sim, pela idade.

Como parar a pílula para engravidar?

Por isso, casais que estão planejando uma gestação devem, antes mesmo de parar de tomar anticoncepcional para engravidar, procurar um ginecologista.

Como explica Dr. Marinho, nessa consulta o médico vai analisar a situação do casal e, caso seja necessário, pedir exames clínicos e laboratoriais e dar orientações específicas.

Deixe um comentário

X