Belo Jardim

Onda de frio e vento em todo estado vai continuar; entenda

Foto: Reprodução/Google

A onda de frio que avança sobre o Brasil tem reflexos em Pernambuco. Umas das noites mais fria de Belo Jardim o termômetro registrou 16º C.

No Agreste deve registrar a mínima de 14º, em Garanhuns, e a temperatura se repete em Ibimirim, no Sertão. As informações são da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A onda de frio em Pernambuco acontece por causa de uma frente fria vinda do Sul do Brasil. Quando o fenômeno encontrou os ventos fortes, diminuiu as temperaturas. Os menores indicadores pernambucanos neste mês foram registrados nas cidades de São José do Egito, onde fez 13º C nas últimas quinta (13) e sexta-feiras (14), e no município de Ibimirim, onde foi registrado 13º C na sexta. Ambas cidades ficam no Sertão.

De acordo com o meteorologista Thiago do Vale, da Apac, embora a temperatura amena seja comum no inverno, este ano a massa de ar fria vinda do Sul deixou o frio mais consistente desde o início do mês. “Nos últimos anos, nós não temos sentido este frio intenso por causa de uma massa de ar quente que estava no Estado, causando as secas”, explica.

“Neste ano, também estamos com mais presença de nuvens no Estado e com a umidade mais alta; isso faz com que a sensação térmica de frio, que é o frio que realmente sentimos na pele, seja ainda menor”, continua o meteorologista.

Segundo ele, as temperaturas na faixa litorânea e Zona da Mata estão dentro da média registrada no inverno, mas os ventos vindos do oceano estão fazendo os moradores das duas áreas sentirem mais frio.

Fonte :

Folha PE

Deixe um comentário

X