Notícias

Gilberto Brito volta a Belo Jardim com o espetáculo “O Pranto de Maria Parda”

Com 4 décadas  de teatro, o ator Gilberto Brito volta a Belo Jardim com seu espetáculo “O Pranto de Maria Parda”.
O espetáculo é baseado na obra de Gil Vicente com direção do Moncho Rodrigues, trás Gilberto Brito como protagonista, interpretando de Maria Parda.
Maria Parda, uma senhora pobre que pede esmolas na rua, observadora do que acontece ao seu redor, fala em alto e bom som o que normalmente não deveria ser dito tão abertamente, em um texto ousado para o período da história de transição entra Idade Média e o Renascimento, onde o enredo da peça se desdobra.
Ousado para os padrões da época, Maria Parda tece observações sobre as mazelas da sociedade do séc.16 que ainda perpassam para os dias atuais, atingindo o nosso séc. XXI nordestino.
Extraído de uma dramaturgia portuguesa, o Pranto de Maria é um espetáculo que cinco séculos após a escrita da obra que é repaginado e adaptado pro Gilberto Brito acrescenta o sotaque nordestino ao português de Portugal. Segundo Gilberto, “o universo poético de Gil Vicente tem muita semelhança com a cultura nordestina” e que, por essas e outras razões, Gilberto quis resgatar este clássico da literatura portuguesa em seu espetáculo.
De cenário simples e com poucos recursos cênicos, Gilberto Brito esbanja todo seu talento ao interpretar todos os personagens que contracenam com Maria Parda, que não somente torna o espetáculo brilhante como rendeu a Gilberto, o prêmio de melhor ator pelo Festival Janeiro de Grandes Espetáculos.
Em única apresentação em Belo Jardim, O Pranto de Maria Parda, é uma realização da Secretaria de Cultura de Belo Jardim, com apoio do Instituto Conceição Moura e será encenada na Chaminé Recepções às 20h, no próximo sábado 12 de março. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, das 8h à 13h. A Secretaria de Cultura está localizada a Rua Coronel Antônio Marinho, nº260 – Bairro Ayrton Maciel – Em Frente ao SAMU. Informações: 3726.1893
Fonte: motivagente

Deixe um comentário

X