Região

Bombeiro dá instruções por telefone e ajuda tio a salvar bebê engasgado

Uma bebê de 13 dias ficou engasgada e foi salva após o tio dela ligar para o Corpo de Bombeiros e receber as instruções por telefone de como ajudar a menina. De acordo com a a assessoria do Corpo de Bombeiros, a ligação foi feita às 12h30 desta quarta-feira (2). A família da criança, que mora em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, não sabia como proceder para salvar a menina e ligou para o 193.

A ligação foi atendida pelo soldado Edson Mendes. Ele trabalha como despachante no Centro Integrado de Defesa Social (Ciods) no Recife. Ele deu as instruções – por telefone – sobre os procedimentos de desobstrução das vias aéreas ao tio da criança. “O tio realizou as manobras, onde obteve êxito no procedimento fazendo com que a criança voltasse a respirar”, informou a assessoria.

A assessoria não informou com o que a bebê se engasgou, o Corpo de Bombeiros disse que o soldado Edson Mendes ajuda com frequência familiares em casos de bebês engasgados. Segundo a assessoria, em 2015 foram registrados ao menos dez casos como este e a recomendação é que os pais liguem para os bombeiros para receber as primeiras instruções de como proceder.

Outro caso
Em outubro de 2015, uma ligação para os bombeiros salvou a vida de um bebê em Olinda. Sharley Souza engasgou após tomar um remédio e perdeu a respiração. A mãe ficou sem saber o que fazer, até lembrar que podia pedir ajuda ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Ligou  e foi atendida pelo soldado Edson Mendes e, por telefone, aprendeu a executar os primeiros socorros necessários para salvar o filho, de sete meses.

Deixe um comentário

X