Região

Águas do Rio Pirangi começam a chegar em seis cidades do Agreste, PE

Foto: Reprodução/Compesa

As águas do rio Pirangi começaram chegar na tarde desta sexta-feira (24) em seis cidades do Agreste de Pernambuco. A primeira cidade a ser beneficiada foi na Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrópolis em Caruaru, no Agreste.

De acordo com informações a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), os técnicos conseguiram concluir a fase de testes da Elevatória 1 do Sistema do Prata.

A  água   chegou no poço de sucção da Barragem do Prata transportada por uma adutora de 27 quilômetros de extensão, a partir de uma captação no Rio Pirangi, localizado  no município de Catende, na Zona da Mata Sul. O calendário de abastecimento de seis cidades do Agreste – Caruaru, Altinho, Agrestina,  Ibirajuba, Cachoeirinha e  Santa Cruz do Capibaribe – só será alterado quando entrar em operação o segundo conjunto de bombas do Sistema Pirangi, previsto para a próxima semana.

O Sistema do Pirangi foi a alternativa técnica encontrada pelo governo  de Pernambuco para socorrer as cidades do Agreste, captando água na  Mata Sul. A obra foi iniciada em janeiro de 2016 e  foi executada em ritmo acelerado para socorrer a população do Agreste, a região com o pior balanço hídrico do Nordeste.

Deixe um comentário

X